Neste próximo final de semana, 90 meninas de dez estados brasileiros estarão em São Paulo para realizar o primeiro acampamento de basquete 100% feminino do Brasil. De sexta-feira (6) a domingo (8), elas terão aulas práticas com professoras e ex-atletas como Paula e Hortência, e assistirão a palestras com grandes nomes do esporte feminino, além de profissionais de áreas como psicologia.

Iniciativa antes restrita ao universo masculino, os acampamentos de treinos começam a ganhar força entre as mulheres. Em janeiro, o Pelado Real e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma semana de treinamentos de futebol só para meninas. Agora, o sucesso de vendas do NBA Girls Camp em sua primeira edição mostra um novo filão que começa a ser explorado no mercado brasileiro.

Foto: Divulgação / NBA Basketball School

"Assumimos a gestão do NBA Basketball School no Brasil no começo de 2019 e, desde o primeiro momento, o interesse do público feminino chamou a atenção da nossa equipe. E isso foi importante para entender a realidade das meninas no esporte nesse processo de formação, já que a metodologia é voltada para jovens e crianças dos 6 aos 18 anos", disse Arthur Borelli, diretor da Think Sports, agência responsável por montar e gerenciar a rede de escolas de treinos da NBA no Brasil.

Em menos de 20 dias, as inscrições para o primeiro Girls Camp se esgotaram. Para o executivo, isso se deve ao fato de a agência ter percebido o crescimento da presença das meninas nas ações da NBA Basketball School, que atualmente conta com 105 escolas franqueadas espalhadas por 18 estados do Brasil.

"Tínhamos entre 15% e 20% de meninas entre os alunos ativos e vimos, ali, o potencial daquele movimento, que o momento era de olhar com carinho para esse público. Chegamos em 30% e foi um sinal de que era importante pensar em um produto mais exclusivo, mais específico, customizado e pensado para as meninas, para que pudessem ter uma vivência, uma experiência ainda melhor e mais ampla", explicou o executivo.

Para o primeiro Girls Camp, a liga americana de basquete trouxe os ícones Paula e Hortência, e também Ebony Hoffmann (ex-jogadora da WNBA). Além delas, ex-atletas como Alessandra e Adriana Santos, campeãs mundiais em 1994, estarão presentes, assim como José Neto, atual técnico da seleção brasileira feminina.

"Temos o envolvimento de grandes nomes do basquete, ídolos de outras modalidades, muita gente bacana que abraçou esse camp. Vai ser um momento mágico, muito especial para todos nós, um marco para o basquete nacional", finalizou Borelli.


Notícia NBA Girls Camp NBA basquete feminino acampamento marketing estratégia nicho mercado Paula Hortência