Foto: Divulgação / FPF

A Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentará, nesta sexta-feira (5), a live "Vidas Negras e o Futebol", comandada por Aline Pellegrino, diretora de Futebol Feminino, e Mauro Silva, vice-presidente da entidade. O bate-papo terá início às 16h e poderá ser assistido no YouTube e no Facebook da FPF.  

Na live, além de Aline e Mauro, também participarão o ex-jogador Roque Júnior, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002 e atualmente executivo de futebol, e Suellen Rocha, jogadora do Corinthians. A ideia é discutir os movimentos atuais, o contexto da luta antirracista no esporte e o papel dos profissionais negros no futebol, dentro e fora de campo.

A live vem na esteira da série de movimentos feitos mais uma vez no esporte e em diversas outras áreas da sociedade na luta contra o racismo por conta da morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos, que faleceu em Minneapolis, nos Estados Unidos. Deitado de bruços e algemado, ele ficou com o pescoço sob o joelho de um policial branco por mais de oito minutos. A autópsia revelou que Floyd morreu por asfixia.

O bate-papo ainda contará com as presenças dos jornalistas Breiller Pires, do El País, e Luiz Teixeira, da BandNews FM, que será o responsável pela mediação da conversa. Todos os participantes possuem ascendência negra.


Notícia Federação Paulista de Futebol FPF Facebook YouTube mídia live racismo futebol ação gestão