O Instituto Reação, organização que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do judô e da educação, inaugurou sua primeira unidade fora do Rio de Janeiro (RJ) nesta quarta-feira (4). Com o apoio do banco BV, que desde 2018 incentiva institutos que unem esporte e educação, Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, foi a cidade escolhida para receber a unidade, que terá como embaixador e responsável o judoca David Moura, campeão pan-americano em 2015 e vice-campeão mundial em 2017, que nasceu na cidade.

Localizada no bairro de Três Barras, a nova unidade do Reação foi construída nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Prof. Firmo José Rodrigues em parceria com a prefeitura cuiabana. O local terá capacidade para atender cerca de 270 crianças e adolescentes. 

Sede do Instituto Reação em Cuiabá (MT) (Foto: Marcello Zambrana)

"Sempre foi um sonho levar o Reação para outras cidades do Brasil e para um número cada vez maior de crianças e jovens. Não por acaso nosso primeiro polo fora do Rio de Janeiro é em Cuiabá, terra do grande amigo e vice-campeão mundial David Moura, que vem brilhantemente defendendo nossa bandeira nos últimos anos. Estamos muito felizes com mais essa conquista", afirmou Flávio Canto, ex-judoca que é um dos idealizadores e também presidente do Instituto Reação.

"O banco BV acredita que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão e transformação social. Apoiar a expansão do Instituto Reação em Cuiabá é mais um reforço de que nosso patrocínio, que completou um ano em 2019 e atendeu mais de 1.800 pessoas (crianças e adolescentes no Rio e em Cuiabá), tem o compromisso de suportar o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte", destacou Claudia Furini, superintendente de marketing e sustentabilidade do banco BV.

"Uma grande conquista para Cuiabá e com certeza a maior conquista da minha carreira. Sou atleta do Instituto Reação há oito anos e sei o poder transformador do trabalho feito com seriedade. Estou muito feliz e realizado em poder desenvolver isso também na minha cidade", celebrou David Moura, que ainda busca vaga em Tóquio 2020.

David Moura e Flávio Canto (Foto: Marcello Zambrana)

A unidade do Reação em Cuiabá contará com professores capacitados para ensinar os conceitos e habilidades do judô dentro dos tatames. O objetivo, no entanto, também é trabalhar do lado de fora, transmitindo valores de desenvolvimento humano e inclusão social para a vida dos alunos e seus familiares.

Idealizado e fundado em 2003 pelo judoca Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e outros amigos, o Instituto Reação atua em polos no Rio de Janeiro como Rocinha, Cidade de Deus (Taquara), Cidade de Deus (Iniciação), Rocha Miranda, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Solar Meninos de Luz. Rafaela Silva, campeã olímpica nos Jogos do Rio 2016, iniciou sua carreira no esporte no Reação aos 8 anos de idade.

Além do Instituto Reação, o banco BV também apoia outros cinco projetos de atletas e ex-atletas brasileiros: Instituto Serginho10, de Serginho Escadinha (vôlei); M4NasEscolas, de Marcelinho Machado (basquete); Instituto Esporte e Educação (IEE), de Ana Moser (vôlei); Instituto Próxima Geração, de Mauro Menezes (tênis); e o instituto de Bob Burnquist (skate). A instituição ainda patrocina atletas como o próprio David Moura e os skatistas Murilo Peres, Yndiara Asp, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal.


Notícia Instituto Reação Cuiabá BV judô projeto social expansão esporte educação ação social Flávio Canto David Moura