O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quinta-feira (9), a renovação do patrocínio com a empresa francesa de tecnologia Atos, que será responsável pelo fornecimento de toda a estrutura de tecnologia da informação (TI) da entidade até os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entre os serviços essenciais estão o gerenciamento dos credenciamentos, do portal on-line de voluntários e do cronograma da competição, além do fornecimento de todos os resultados oficiais para o aplicativo e o site oficial dos Jogos.  

Com o novo acordo, que abrange também os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, o COI respira um pouco mais aliviado, uma vez que a Atos era uma das empresas que teria seu contrato atual expirando após os Jogos de Tóquio, que foram adiados para julho do ano que vem por conta da pandemia do coronavírus.

Foto: Reprodução / Site (olympic.org)

"Nestes tempos sem precedentes, o apoio e a confiança de nossos parceiros mundiais são agora mais importantes do que nunca. Teremos o prazer de continuar trabalhando com a Atos, nosso guia confiável em um período de grande transformação digital, para fornecer nossa espinha dorsal digital e as principais plataformas digitais nas quais confiamos para executar a competição com êxito. Estamos muito satisfeitos por poder continuar contando com a Atos para apoiar o Movimento Olímpico e ajudar a levar os valores olímpicos a bilhões de pessoas em todo o mundo", celebrou Thomas Bach, presidente do COI.

"Estamos entusiasmados em estender ainda mais nossa jornada de mais de 30 anos com o COI. Continuaremos nosso compromisso com a capacitação dos Jogos Olímpicos por meio de tecnologia e inovação, conectando, protegendo e possibilitando digitalmente a competição a todas as partes interessadas. Realizaremos esse feito unindo pessoas, negócios e tecnologia, fornecendo soluções sustentáveis ​​ao COI e colocando o compromisso ambiental de enfrentamento de emergência às mudanças climáticas no centro da abordagem olímpica", declarou Elie Girard, CEO da Atos.

A empresa francesa é parceira oficial de tecnologia da informação do Movimento Olímpico desde 1989, quando começou a prestar serviços ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona, que seriam realizados em 1992. Nove anos depois, em 2001, a companhia se tornou parceira mundial de tecnologia da informação do COI.

Segundo um acordo assinado em julho de 2018, que passou a garantir que os patrocinadores do COI também tivessem direitos sobre os Jogos Paralímpicos, ao englobar o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) nas negociações, a Atos será parceira oficial dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 e Paris 2024.

Foto: Reprodução / Site (olympic.org)

A Atos é o 12º patrocinador TOP a assinar ou renovar com o COI até 2024. As outras marcas garantidas são Alibaba, Allianz, Airbnb, Bridgestone, Coca-Cola, Intel, Omega, Panasonic, Samsung, Toyota e Visa. Além delas, outras três permanecem em negociações para uma possível renovação. São elas: Dow, General Electric (GE) e Procter & Gamble (P&G).

"O apoio a longo prazo de nossos parceiros globais significa que o Movimento Olímpico pode desfrutar de estabilidade financeira e suporte operacional, o que ajuda a superar desafios, incluindo o atual período sem precedentes. Ao redistribuir 90% das receitas que gera, o COI pode apoiar o esporte e os atletas globalmente durante todo o ano", finalizou Jiri Kejval, presidente da comissão de marketing do COI.


Notícia Patrocínio Jogos Olímpicos COI Atos tecnologia da informação TI marketing estratégia mercado Tóquio 2020 Pequim 2022 Paris 2024