arquivo

Champions? Que nada. Críquete tem o recorde no streaming!

por Erich Beting e Mariana Stocco - São Paulo (SP)
A
A

A final da Champions League protagonizada por Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, na tarde de domingo (23), atraiu um pico de 4,3 milhões de espectadores simultâneos no Facebook do Esporte Interativo. O número foi o mais alto já visto no Brasil para uma transmissão de evento ao vivo no streaming. 

publicidade
publicidade

A Máquina do Esporte, porém, foi checar quais seriam as maiores "lives" do streaming mundial. E, se chegou a ser celebrado por muitos como a maior live do esporte, o recorde de espectadores simultâneos por streaming de um evento esportivo está muito longe de ter sido batido.

publicidade
publicidade
publicidade

Ele pertence, na verdade, a um esporte bem menos popular no Brasil, mas que é uma febre num dos países mais populosos do mundo.

publicidade

A semifinal da Copa do Mundo de críquete de 2019, que colocou frente a frente a seleção da Índia contra a da Nova Zelândia, em 10 de julho de 2019, é até hoje a maior audiência já vista numa transmissão esportiva por streaming.

publicidade
publicidade

O jogo que deu aos neozolandeses a vaga na final atraiu mais de 25 milhões de pessoas à plataforma Hotstar, serviço de streaming indiano, para ver o jogo. O fanatismo pelo críquete na Índia, que tem mais de 1 bilhão de pessoas, é tão grande que o jogo deixou vítimas. A derrota dos indianos levou dois torcedores à morte, por infarto.

publicidade
publicidade
publicidade

A trágica transmissão indiana é o único evento esportivo a passar dos 20 milhões de espectadores on-line até hoje.

publicidade
publicidade

Índia foi derrotada pela Nova Zelândia na semifinal da Copa do Mundo de críquete, em 2019 - Foto: Reuters

publicidade
publicidade
publicidade

No futebol, o Facebook do Esporte Interativo também não conseguiu ser recordista. A Conviva, grupo que coleta dados de televisões americanas, revelou que na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia em 2018, houve um pico de 7,7 milhões de espectadores assistindo à partida entre Argentina e Islândia na plataforma on-line. 

publicidade
publicidade

A dramática classificação argentina para as oitavas de final da Copa, no fim do jogo, conseguiu superar o recorde anterior do streaming nos Estados Unidos. Até então, o SuperBowl de 2018, com 5,5 milhões de espectadores simultâneos, detinha o recorde de uma transmissão on-line no país.

publicidade

Se não foi a maior live do mundo, a final da Champions League, exibida pela Turner, estraçalhou todos os recordes nacionais, tanto no âmbito digital quanto na audiência da TV paga. O canal TNT conseguiu 19,67 pontos de média no Ibope, com picos de 23 pontos. Foi a maior audiência de um canal pago no Brasil. No Facebook, pela primeira vez um jogo passou de 4 milhões de pessoas.

publicidade
publicidade

Os números foram superlativos e devem manter o Grupo Turner na liderança por um bom tempo. Mas ainda ficou longe de igualar o fenômeno que é o críquete na Índia...

publicidade
publicidade
publicidade

Turner divulgou os números consolidados da audiência na TV paga com a Champions - Foto: Divulgação

publicidade
publicidade

Clubes da LaLiga terão que encerrar acordo com casas de aposta até o fim da temporada