arquivo

Bundesliga começa a migrar jogos para streaming

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

A Bundesliga, uma das mais valiosas ligas esportivas do mundo, tem deixado a televisão de lado para priorizar as transmissões por streaming. Pelo menos no mercado exterior. O Campeonato Alemão tem mostrado que, para crescer, a aposta mais segura pode ser a ampla exibição do torneio por meio da internet, com um público mais jovem. Algo que se aplica também no Brasil.

publicidade
publicidade
publicidade

No mercado brasileiro, a novidade foi apresentada na semana passada quando, de forma surpreendente, a Bundesliga apresentou o acordo com a plataforma Onefootball no lugar do contrato com a Disney para a exibição dos jogos no país. A entidade alemã alega que, com as transmissões gratuitas, o torneio pode chegar a novos fãs. Ajuda a estratégia o acordo firmado com a Band, que recoloca a disputa em rede aberta, com uma partida exibida por semana.

publicidade

Nos EUA, o movimento também foi em direção ao streaming. A Bundesliga fechou a ESPN, mas pouco espaço terá na TV, com o mínimo de quatro jogos transmitidos. Por outro lado, todas as 306 partidas da competição estarão no ESPN+.

publicidade
publicidade
publicidade

Bundesliga começa a migrar conteúdo para plataformas de streaming - Foto: Reprodução

publicidade
publicidade
publicidade

"Como o ESPN+ é uma plataforma com rápido crescimento, ela irá atrais uma audiência mais comprometida com o futebol do que na televisão", afirmou Arne Rees, vice-presidente de estratégia para as Américas da Bundesliga.

publicidade

Por fim, aparece a Índia, país com a segunda maior população do mundo. E, mais uma vez, a estratégia se repete. A Bundesliga não renovou o acordo para ter jogos na televisão e, agora, as partidas do torneio serão exibidas na plataforma Fancode, fechada no streaming. A novidade para o mercado asiático foi anunciada na última semana, em acordo de exclusividade com a empresa. Apesar de ficar fora da televisão, essa será a primeira vez que os torcedores indianos terão acesso a todas as partidas disputadas na temporada da principal divisão do futebol da Alemanha.

publicidade
publicidade

Em território nacional, o streaming já é uma realidade cada vez mais popular, com o DAZN tendo direitos de transmissão tanto da Bundesliga quanto da Champions League. No ano passado, um acordo com a Uefa fez a Bundesliga ser a primeira grande liga de futebol a ter um canal próprio dentro da Uefa.tv, plataforma de streaming da entidade europeia.  

publicidade
publicidade

Além da aposta ligada para o streaming nos mercados globais, os investimentos em tecnologia de transmissão têm feito parte dos planos da Bundesliga também para o mercado local.

publicidade
publicidade
publicidade

Em 2019, por exemplo, a liga acertou um acordo com a Vodafone para a implementação da conexão 5G nos estádios, o que gera uma série de experiências para os torcedores. Nesse mesmo sentido, a liga acertou com a Amazon Web Services neste ano para criar novos conteúdos personalizados e estatísticas em tempo real. Com meta de ficar na vanguarda da tecnologia, o torneio alemão está cada vez mais distante das televisões e mais próximo dos smartphones.

publicidade

Botafogo anuncia QVE Brasil como patrocinador máster