A pausa do futebol por conta da pandemia chega em sua reta final e, apesar das dificuldades enfrentadas pelas entidades esportivas, diversas marcas usaram o período para reforçar a ligação com o segmento. Uma das companhias que tiveram destaque no período foi a Brahma, que intensificou ações com clubes. Agora, a cervejaria chegou na reta final com uma iniciativa social.

LEIA MAIS: Análise: Ativações mostram enorme avanço no futebol

Com o mote "Várzea sem Fome", a empresa levantará fundos para comprar cestas básicas e distribuir entre equipes amadoras da periferia de São Paulo. Para isso, contará com a participação de pelo menos duas equipes entre aquelas que mantêm o patrocínio da Brahma: Palmeiras e São Paulo participarão da ação.

Os dois clubes doarão bolas e camisas oficiais autografadas que serão leiloadas. Alguns atletas e até mesmo Fred, do canal Desimpedidos, já doaram objetos para a campanha. Torcedores também podem fazer doações em dinheiro.

Foto: Divulgação / Brahma

"A Brahma sempre teve uma forte ligação com o futebol e, em um momento como esse, não poderia ser diferente. Dessa vez, levamos nossa parceria com os principais clubes para outro nível, dando luz para o futebol de várzea e toda a comunidade envolvida em seu desenvolvimento", comentou a gerente regional de marketing de São Paulo da Ambev, Jaqueline Barsi, em nota da companhia.

Essa não foi a primeira iniciativa da Brahma durante a pausa do futebol. A empresa foi a principal responsável por organizar lives com Guarani, Palmeiras e Flamengo. E não foi a única que apostou em manter os torcedores aquecidos em um longo período sem jogos oficiais e até mesmo sem treinos de jogadores.

O BMG também apostou em uma live com o Corinthians, além de ações de venda com o lançamento da nova camisa do time. Na parte de responsabilidade social, algumas marcas optaram por ações diretamente relacionadas à pandemia, como foi o caso da distribuição de máscaras dos times patrocinados por parte da MRV.

Um segmento que foi particularmente ativo no período foi o de fornecedores de material esportivo. A Puma lançou vídeo para ressaltar valores populares do Palmeiras. A Adidas convocou influenciadores para promover o São Paulo. A Umbro fez uma série de lives com os times patrocinados pela marca. E a Nike promoveu ação com a Band e com o ídolo Neto para exibir a nova camisa do Corinthians.

Agora, com o Paulistão e o Brasileirão com datas marcadas para começar, as marcas devem voltar a ter ativações mais tradicionais com o futebol em campo.


Notícia Ação social marketing ativação patrocínio futebol várzea estratégia gestão mercado Brahma Palmeiras São Paulo