O Borussia Dortmund anunciou, nesta quinta-feira (20), um novo patrocinador máster. O acordo foi assinado com o provedor de serviços de internet 1&1, que passará a estampar o espaço principal da camisa do clube alemão em jogos da Bundesliga a partir do início da próxima temporada até o final da temporada 2024/2025.

O novo contrato não excluirá a atual patrocinadora máster, a Evonik, da camisa amarela e preta. A empresa de produtos químicos permanecerá com a propriedade principal do uniforme em jogos da Copa da Alemanha (DFB Pokal) e das competições europeias, seja Champions League ou Europa League, também até 2025.

A estratégia de ter dois patrocinadores másteres ajudará no faturamento do clube e não é pioneira na Europa. O Lyon, por exemplo, já a utiliza há quase uma década, tendo a montadora Hyundai como parceira para torneios nacionais, como o Campeonato Francês (Ligue 1) e a Copa da França, e a empresa de energia e tecnologia Veolia para competições continentais, como Champions League e Europa League.

"Estamos absolutamente encantados com o acordo com a 1&1 pelo fato de termos conquistado um negócio adicional no quesito patrocínio máster. Todos na parceria estão ansiosos para seguir o caminho do sucesso. Para nós, o dia de hoje representa um marco no desenvolvimento econômico e, portanto, esportivo do clube", celebrou Hans-Joachim Watzke, CEO do Borussia Dortmund.

"A 1&1 é uma marca forte, que está constantemente inovando, tanto em termos de marketing quanto de produtos inovadores. No ano passado, por exemplo, adquirimos os direitos para uma ampla cobertura de frequência 5G e, agora, estamos nos preparando para construir uma rede móvel verdadeiramente moderna. Essa experiência tecnológica será destacada em nossa parceria com o Borussia Dortmund. Nossa colaboração com o clube vai muito além dos limites de um contrato de patrocínio tradicional. Juntos, desenvolveremos novos meios de envolver grupos-alvo interessantes a longo prazo, com um foco específico nas mídias sociais e no conteúdo digital", detalhou Ralph Dommermuth, fundador da 1&1 e CEO da United Internet AG.

De acordo com a imprensa alemã, o Borussia Dortmund deverá faturar cerca de € 40 milhões por ano com os patrocínios másteres combinados, o dobro do valor que o clube recebe atualmente no contrato único com a Evonik.  

Para fechar com o time alemão, a 1&1 ainda concordou em alterar seu logotipo e retirar a cor azul, transformando-a em preto. A mudança foi uma exigência do Dortmund pelo fato do azul ser a cor tradicional do Schalke, principal rival do clube amarelo e preto.


Notícia Borussia Dortmund 1&1 Evonik patrocínio máster marketing estratégia faturamento finanças gestão mercado