Acendimento da pira olímpica em Barcelona 1992

A Prefeitura de Barcelona descartou apresentar candidatura da cidade aos Jogos de Inverno de 2026. Desde 2010 o município estudava a candidatura, que poderia colocar Barcelona como a segunda cidade a sediar os Jogos de Verão e Inverno, depois de Pequim.

“Não será apresentada a candidatura porqeu não há certeza de que teremos o apoio suficiente. Além disso, não há tempo para elaborar um projeto ganhador”, justificou o poder municipal.

A ideia da candidatura era reviver uma edição olímpica após os Jogos de Verão de 1992, considerados os mais bem-sucedidos da história. Com a Olimpíada, Barcelona reurbanizou a região degradada do porto, tornando o local um ponto turístico e boêmio importante da cidade. Também conquistou um legado no turismo, tornando-se um dos cinco principais destinos europeus nos 25 anos seguintes.

“Neste momento, o mais importante não é a data, mas ter uma estratégia de país que seja madura para apresentar outra candidatura mais para frente”, acredita Gerard Figueras, secretário-geral de esportes do governo da Catalunha.


Notícia Barcelona Barcelona Candidatura Jogos de Inverno 2026