Após a Federação Alagoana de Futebol (FAF) ter sido pioneira na organização de um torneio virtual de futebol, a Federação Cearense de Futebol (FCF) decidiu seguir o mesmo caminho. A entidade chancelará a inédita 1ª Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs 2020, uma competição-teste de Fifa 2020 que terá a participação das três equipes mais emblemáticas do estado: Ceará, Ferroviário e Fortaleza.

LEIA MAIS: Por patrocinadores, futebol alagoano aposta no e-Sports

LEIA MAIS: Futebol alagoano já traça novos planos após torneio virtual

LEIA MAIS: 5 perguntas: Ricardo Lima, diretor comercial e de marketing da FAF

Cada equipe terá direito a inscrever até 16 participantes. Na primeira fase, os clubes serão divididos em um único grupo e jogarão entre si apenas em jogos de ida, classificando-se os dois melhores colocados para a final. Na decisão, os dois clubes disputarão partidas de ida e volta. Em caso de empate nos pontos ganhos, o título será decidido em uma prorrogação e, caso necessário, em cobranças de pênaltis.

A competição, que teve o Fortaleza como idealista, será transmitida pela FCF TV e pelo Facebook das equipes participantes a partir desta quarta-feira (8), às 22h. Será a estreia do time de Fifa Pro Clubs do próprio tricolor cearense nos e-Sports. A iniciativa faz parte de um projeto maior do clube para entrar de vez no cenário dos esportes eletrônicos.

Foto: Reprodução / Site (futebolcearense.com.br)

"Tivemos a ideia de fazer um torneio, convidando os outros clubes oficiais de Pro Clubs do estado. Nessa mesma reunião, pensamos em conversar com a FCF que, de imediato, abraçou a ideia e a modalidade. Com essa aproximação da federação, já pensamos em um calendário anual chancelado e organizado por eles, com direito a uma festa de melhores do ano junto com outras modalidades", explicou Luciano Bertini, manager da equipe do Fortaleza e um dos idealizadores do projeto.

Além do time de Fifa, o Fortaleza ainda tem outros projetos relacionados ao assunto e que estão sendo acompanhados de perto por Gigliani Maia, gestor do programa de sócios do Fortaleza e um dos responsáveis pela equipe de e-Sports do clube. Entre as principais está a criação de uma escolinha de Pro Clubs presencial para sócios e não sócios dentro do Centro de Treinamento do clube. O tricolor cearense ainda pensa na criação de um torneio presencial com times nordestinos no Sana Fest, evento cultural que reúne fãs de animes, mangás, games e cultura geek em geral, que ocorre anualmente no Centro de Eventos de Fortaleza.

"Esse projeto envolvendo esportes eletrônicos é algo que já planejamos há algum tempo. Com a evolução do mercado de e-Sports e a inevitável convergência com o mundo do futebol, acredito que seja o momento certo para investirmos cada vez mais em modalidades como essa. Além disso, é uma ótima oportunidade de nos mantermos em contato com o torcedor neste momento pelo qual passa o esporte mundial", destacou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.


Notícia Federação Cearense de Futebol FCF Facebook e-Sports estratégia mídia marketing mercado Ceará Ferroviário Fortaleza