O técnico Tite durante a convocação para o amistoso

O SporTV irá doar a receita com a transmissão do Jogo da Amizade para as famílias vítimas da tragédia do voo da Chapecoense, ocorrida em novembro. Os direitos da partida da seleção brasileira contra a Colômbia foram oferecidos gratuitamente às emissoras abertas e fechadas, do Brasil e do exterior.

O jogo será nesta quarta-feira (dia 25), às 21h45, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Toda a renda da partida também será revertida aos familiares dos atingidos pelo acidente.

Segundo a Máquina do Esporte apurou, o SporTV convidou seus cotistas do futebol para que doassem o valor da transmissão do jogo à Chapecoense. Ambev, Itaú e Ipiranga aderiram à iniciativa. O McDonald’s, que não é cotista, entrou como doador apenas para esse jogo.

Por razões diversas, Fiat, Vivo e Unilever, que também possuem cotas de patrocínio do futebol neste ano, não participam da ação. O valor permanece em sigilo.

Os cotistas do SporTV têm direito a inserções comerciais durante as transmissões de todo o futebol na temporada. Isso inclui o Campeonato Brasileiro (Séries A e B), Copa do Brasil, Campeonatos Estaduais, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Mundial de clubes da Fifa.

No caso do amistoso da seleção brasileira, a situação foi diferente. Com os direitos cedidos gratuitamente pela CBF, a entidade sugeriu que cada canal doasse um valor diretamente à Chapecoense, caso fechasse algum acordo comercial para a partida.

Além de SporTV, o jogo também será transmitido pelos demais canais esportivos da TV fechada: Fox Sports, ESPN, Esporte Interativo e BandSports. A ESPN também vai exibir a partida para Estados Unidos, América Latina, Caribe e Oceania.

Entre as TVs abertas, a última a confirmar participação no pool foi a TV Brasil. A emissora, por ser estatal, estudava o contrato antes de aceitar a oferta da confederação.

Na TV aberta, o jogo será exibido por Globo, Band, Rede TV! e Rede Vida. A Record optou por manter sua programação normal, com Jornal da Record e Programa do Gugu no horário do jogo, e transmitir a partida em seu canal alternativos, a Record News. A emissora paulista também mostrará o jogo através da Record Internacional, que atinge mais de 150 países.

Entre as grandes emissoras abertas, apenas o SBT declinou do convite da CBF. A emissora, que nem conta com um departamento de esportes, optou por não mexer em sua grade, que terá, no horário do amistoso, a novela Chiquititas, o game show Pra ganhar é só rodar e o Programa do Ratinho.


Notícia Chapecoense SporTV Ambev Itaú Ipiranga McDonald's Patrocínio Jogo da Amizade Brasil Colômbia