O estrondoso sucesso que Fred faz no mercado brasileiro revela o quanto o esporte nacional é carente na produção, promoção e manutenção de ídolos. Nada contra o apresentador do Desimpedidos. Muito pelo contrário. Carismático, irreverente, comunicativo. Fred é, realmente, um prato cheio para qualquer marca que queira ter sucesso comercial. Mas não pode ser o único.

LEIA MAIS: Os Maquinistas: Fred, o influenciador do esporte no Brasil

O mercado de influenciadores digitais no Brasil é muito forte. Mas não é só isso que explica o sucesso de Fred. Em todo o mundo, o maior astro e influenciador que deve existir no esporte é o atleta. É ele o dono do show. É ele quem está na ativa. É ele quem faz o gol, marca o ponto, conquista a medalha. Mas não é só isso que constrói sua imagem.

E é exatamente essa ausência de líderes carismáticos no esporte brasileiro que faz com que seja muito mais eficiente, para qualquer empresa, procurar uma pessoa com boa imagem e que esteja atrelada ao esporte do que apostar as fichas em um atleta.

Da mesma forma, a produção de conteúdo por parte de atletas e entidades esportivas é tão pífia que eles não têm a capacidade de formar uma base de fãs que se interesse para algo além da competição.

Essa falta de visão para o negócio que o esporte brasileiro insiste em ter é capaz de criar fenômenos como Fred, que seriam bem-sucedidos em qualquer segmento, porque são dedicados e bons no que fazem, mas que conseguem ir ainda mais além pela ausência de outras referências.

Não é possível que seja mais negócio para a Adidas ter uma linha de roupas com Fred do que com um atleta por ela patrocinado. Ou melhor. No Brasil, lógico que é.

O mais divertido é ver que o vácuo de protagonistas no esporte brasileiro é tão grande que Fred, agora, consegue ganhar espaço até em uma tentativa de se lançar como jogador de futsal. Mais uma vez: mérito total e irrestrito do apresentador, do Desimpedidos e do Magnus Futsal, que ousaram e criaram algo que ainda promove a todos.

LEIA MAIS: Em busca de público jovem, Magnus Futsal "contrata" Fred

LEIA MAIS: Websérie com Fred no Magnus Futsal terá patrocínio da Netshoes

Além de serem o xodó das marcas, Fred e a NWB, produtora do Desimpedidos, deveriam ser os queridinhos do esporte nacional. Não apenas para ajudarem a promover suas marcas mas também para finalmente ensinar ao esporte como produzir conteúdo pensado e voltado para auxiliar patrocinadores. Algo que é natural para Fred e que ainda parece sumir do projeto de existência das entidades esportivas no Brasil.

Já que a pandemia escancarou a óbvia necessidade de se produzir bom conteúdo, está na hora de o esporte entender como pode fazer negócio a partir desse conteúdo.


Notícia Fred Desimpedidos esporte futebol negócios marketing mercado influenciador gestão conteúdo podcast Os Maquinistas