arquivo

Amazon fecha acordo pontual com Bundesliga no streaming

por Redação - São Paulo (SP)
A
A

Na última segunda-feira (18), a Máquina do Esporte informou como o DAZN fechou um acordo direto com a DFL (Liga Alemã de Futebol) para exibir um jogo específico da Bundesliga, disputado naquele mesmo dia entre Werder Bremen e Bayer Leverkusen. Só que o DAZN não foi o único: a Amazon fez exatamente a mesma coisa e também exibiu a partida em sua plataforma de streaming Amazon Prime Video.

publicidade
publicidade

Agora, a plataforma de streaming negocia para ter mais jogos ao vivo da Bundesliga disponível para seus clientes. E o maior interessado nisso é a própria DFL, já que a entidade corre o risco de perder o atual acordo de mídia que tem para o Campeonato Alemão e que pode transformar o restante da temporada em uma grande batalha jurídica.

publicidade
publicidade
publicidade

A negociação direta com as duas empresas de streaming virou uma espécie de "salvação temporária" para a liga, que vê ameaçado o acordo que tem com a Discovery e que permite tanto à Amazon quanto à DAZN exibir partidas da Bundesliga.

publicidade
publicidade

A Discovery comprou um pacote de 45 partidas da DFL em um contrato válido por quatro temporadas (de 2017/2018 a 2020/2021), mas, no ano passado, concordou em sublicenciar os direitos ao DAZN em um acordo que abrange as temporadas 2019/2020 e 2020/2021. 

publicidade
publicidade

Foto: Reprodução / Twitter (@DFL_Official)  

publicidade
publicidade
publicidade

O DAZN tem direito de mostrar 40 partidas da Bundesliga na temporada (tendo preferência nas partidas realizadas às sextas-feiras), além da Supertaça da Alemanha e jogos de repescagem que definem o rebaixamento ou o acesso no país. A Amazon, por sua vez, tem um contrato de distribuição com a Discovery que dá aos seus clientes acesso ao conteúdo do Eurosport, rede de televisão que transmite o torneio alemão. 

publicidade
publicidade

O problema é que, desde que a Bundesliga parou por conta da pandemia do coronavírus, a Discovery tem tentado rescindir o contrato com a DFL utilizando uma cláusula de "rescisão especial", o que colocou em dúvida as transmissões por parte do DAZN. Assim, o acerto de uma partida específica com a plataforma foi garantido diretamente com a DFL. 

publicidade

Por conta do atual imbróglio, a Amazon também entrou na conversa e conseguiu o acerto para a transmissão de Werder Bremen x Bayer Leverkusen na última segunda-feira (18) para os territórios alemão e austríaco diretamente com a DFL.

publicidade
publicidade

Para as próximas rodadas e até a próxima temporada, a DFL segue em negociações para decidir se haverá rescisão com a Discovery e como ficará o sublicenciamento com o DAZN no futuro. Por outro lado, a Amazon também conversa com a intenção de adquirir os direitos de transmissão. Nos próximos dias, a expectativa é de que uma solução possa ser encontrada para o restante da temporada, que ainda tem oito rodadas a serem disputadas.

publicidade
publicidade

Pay-per-view da Premier League tem média de 39 mil espectadores